Catnip: Tudo o que você precisa saber sobre a erva do gato! | Tudo de Bicho

Catnip: Tudo o que você precisa saber sobre a erva do gato!

Publicado: 06/04/2018


A Catnip, também conhecido como erva do gato, é bastante popular entre os donos de felinos, mas muitos ainda não sabem exatamente como ela funciona. Por isso, neste post responderemos algumas perguntas frequentes sobre a para que serve a erva do gato, como ela pode ser usada e quais os benefícios da catnip para o seu amigo felino.




O que é Catnip e para que serve?

Catnip, ou Nepeta Cataria, é uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta deriva da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi inicialmente cultivada. A erva de gatos é bastante parecida com a hortelã, e floresce desde o final da primavera até o Outono, com uma gama colorida de flores em tons de rosa e lilás.

Na Medicina Veterinária, a catnip é muito utilizado tanto para acalmar os felinos mais agressivos, quanto para animar e exercitar os mais apáticos.


O que a erva de gatos faz?

A catnip surte efeito em cerca de 80% dos gatos, pois filhotes e idosos geralmente não sentem o efeito. A erva age através do olfato do bichano e o cheiro da substância pode causar sensações como excitação, hiperatividade e sensação de felicidade. Além disso, pode provocar alterações no comportamento, fazendo com que o gatinho fique mais animado, mie e procure mais contato com a planta, rolando sobre ela, ou tentando lamber.


Como a catnip é usada?

A erva do gato pode ser utilizada de diversas formas, como em arranhadores para gatos, para que o gato se interesse e acostume com o objeto e não arranhe mais o sofá ou outros móveis;pode ser usado em brinquedos, na caminha de gato e até em casos que o gato seja relutante para comer a ração, pode ser colocada por cima do alimento. Além disso, muitos brinquedos e acessórios para os felinos contém o catnip para o divertimento e diminuição do stress em gatos.

Benefícios de usar a Catnip

A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças.

A Catnip causa algum efeito em humanos?

Não precisa se preocupar, como o próprio nome diz, catnip surte efeito apenas nos bichano. Portanto, o único efeito que os humanos sentirão é alegria de ter um felino mais tranquilo e menos estressado.

 

A catnip pode não fazer efeito no meu gato?

Assim como as pessoas, os gatos possuem características individuais e preferências. A erva do gato tem mais probabilidade de fazer efeito em gatos machos, adultos, e não-castrados. Mas não é uma regra absoluta e muitas fêmeas, filhotes e gatos(as) castrados(as) apresentam uma afeição pela plantinha. O único modo de saber é testar comprando um brinquedo com catnip ou utilizando a própria plantinha.

 

A erva do gato faz mal?

Não. A erva do gato tem apenas um efeito calmante e terapêutico, não apresentando nenhum efeito tóxico. É um produto natural e saudável, portanto não existem efeitos nocivos à saúde do pet e nem a possibilidade de ele se tornar dependente da catnip.

A única preocupação que se deve tomar com a catnip, é a sua procedência. Por isso é sempre bom escolher produtos do Brasil e sem agrotóxicos.

 

E então, gostou das dicas? Seu gatinho gosta de catnip? Conta pra gente lá em nosso Instagram ou em nossa página no facebook!

Voltar