Cheiro de xixi de cachorro e gato? Saiba como resolver este problema! | Tudo de Bicho

Cheiro de xixi de cachorro e gato? Saiba como resolver este problema!

Publicado: 30/03/2018


Pets são fofos, alegram qualquer ambiente e tornam-se nossos grandes companheiros. Quem tem um bichinho dentro de casa sabe exatamente como é! Mas como nem tudo são flores,  ter um bichinho exige uma série de cuidados, tanto com ele quanto com a casa. Infelizmente, o cheiro do xixi é um problema para quem tem pets e nem sempre os produtos de limpeza comuns conseguem tirar completamente esse odor do ambiente. Felizmente, existem diversas receitinhas caseiras que funcionam como ótimos produtos para tirar cheiro de xixi de cachorro e de gatos e que irão te ajudar a solucionar esses problemas, normais e frequentes na vida de quem tem pet. Confira algumas dicas:


Como tirar o cheiro da caixa de areia do gato?




Se você tem um gato, provavelmente já sabe como esses bichanos são muito limpos. Além de gastar grande parte do dia com a própria higiene, a caixa de areia para gatos é o único lugar onde costumam fazer suas necessidades. Confira algumas dicas para amenizar o cheiro da caixa de areia.


1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio serve como um ótimo produto para tirar cheiro de urina de gato. Basta salpicar um pouco de bicarbonato de sódio na areia pra não deixar cheiro;

Também é ótimo misturar água oxigenada com bicarbonato de sódio e usar na limpeza da casa e bandeja de areia para eliminar o cheiro.


2. Limpe a caixa de areia diariamente

Verifique sempre se a caixa de areia tem alguma sujeira e limpe. Não deixe o xixi de gato acumulando no recipiente, pois isso pode fazer com que eles procurem outros locais limpos na casa pra fazer suas necessidades, como tapetes (o que não será nada legal, né?);

Retire e troque toda a areia pelo menos duas vezes na semana e lave com sabão neutro e cloro. Ah! E não se esqueça de secar bem antes de colocar nova areia.

Cachorro fazendo xixi no lugar errado, e agora?

É, nem todos os cãezinhos fazem xixi sempre no local correto ou fora de casa. Alguns também não conseguem esperar para sair e acabam fazendo as necessidades em casa mesmo.

Até mesmo quando os cães fazem xixi sempre no local correto, se esse lugar ficar dentro de casa não tem jeito, o cheiro de xixi acaba tomando conta do ambiente.


Hoje em dia existem opções como tapete para xixi de cachorro, pipi dolls, sprays para xixi de cachorro (aqueles usados para ensinar o pet a fazer xixi no local certo). Mas se seu bichinho ainda faz xixi no local errado, anote essas dicas:


Alternando a limpeza com sal, vinagre e álcool

Dia 1: Vinagre com álcool

Remova o xixi e o cocô com papel toalha ou jornal,  aplique 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de álcool no piso, espalhe com vassoura deixe agir por 5 minutos, passe pano molhado. Lave bem o pano e passe novamente com detergente. Feito isso, é só secar o piso.


Dia 2: Sal

Remova o xixi e o cocô com papel toalha; Lave apenas com água e puxe o excesso com rodo. Aplique 1 ou 2 xícaras de sal fino de cozinha no piso molhado (a quantidade de sal vai depender do tamanho do espaço), espalhe com a vassoura como se estivesse esfregando e deixe agir por 20 minutos. Depois remova o sal lavando o piso com água e detergente. Caso você não possa lavar o local, retire o sal com a vassoura e passe pano bem molhados 3 vezes. Se quiser, depois de todo o processo, finalize passando pano molhado com algo perfumado, como desinfetante, limpa piso perfumado ou desinfetante específico para odores de pets, à base de citronela (tem aquele cheirinho de cachorro que acabou de sair do Pet Shop).


Eliminando odor de xixi da casa.

1. Vinagre branco

O vinagre é um ótimo aliado para ajudar a eliminar o cheiro de urina de pet. Basta aplicar onde estava o xixi e deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos. Depois é só limpar com um pano e passar um desinfetante cheirosinho.


2. Vinagre com bicarbonato

A mistura feita com dois copos de vinagre branco, dois copos de água morna e 4 colheres de bicarbonato também é ótima para retirar o cheiro de xixi, pois o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar os odores orgânicos. Após secar a urina, derrame um pouco da mistura no local, depois é só secar normalmente com um pano.


3. Suco de limão com bicarbonato

Outra mistura que funciona bem na hora de afastar o cheiro de urina, é meio copo de suco de limão, dois copos de água e meio copo de bicarbonato de sódio. Basta secar o xixi com um papel toalha, aplicar a mistura no local e limpar com um pano.


4. Vinagre branco com maisena.

Essa mistura também é outro truque que funciona bem. Misture os ingredientes, aplique sobre a região e deixe agir por 3 horas. Remova após este período.


E aí, gostou das dicas? Quer compartilhar alguma dica que não citamos aqui? Comente lá em nosso Instagram ou em nossa página no Facebook!

Voltar