Foto de um Chow Chow deitado

Chow Chow

Nome Original: Chow ChowPaís de Origem: ChinaAltura: 43 a 50 cm
Cor: preto, vermelho, azul (cinza), fulvo ou cremeExpectativa de Vida: 8 a 12 anosPeso: 20 a 32 kg
Ícone de EstatísticaEnergia
50%
Ícone de EstatísticaCompanheirismo
90%
Ícone de EstatísticaAmizade
70%
Ícone de EstatísticaBrincadeiras
70%
Ícone de EstatísticaSociabilidade
50%

Especificações

O Chow Chow é conhecido por sua linguinha azul - característica exclusiva dele e de outros cachorros da raça Sharpei - e por sua pelagem volumosa, que parece uma juba de leão. É dono de uma personalidade tão peculiar quanto sua aparência: é superelegante, muito leal ao seu tutor e independente (como os gatos). No entanto, pode ser também extremamente territorialista e temperamental e até um pouco teimoso.

Mas fique tranquilo(a): se você tratar o Chow Chow com respeito e dignidade (e investir em uma dose extra de adestramento e socialização), terá ao lado um ótimo companheiro de quatro patas!

Cão Chow Chow, de pelagem dourada, caminhando em um parque com asfalto e gramado

Conheça a história do Chow Chow

O Chow Chow é, possivelmente, uma das raças mais antigas do mundo. Foram descobertos artefatos da Dinastia Han, na China, que retratam cães da raça no ano 206 a.C. (uau!) Alguns estudiosos acreditam, inclusive, que os Chow Chow são muito mais antigos do que isso e podem ter sido os progenitores de outras raças do tipo Spitz (cães que se assemelham muito aos lobos).

Ao longo de toda a história, os Chow Chows desempenharam diversos papéis na sociedade: foram de companheiros de nobres famílias chinesas, a guardas e protetores de residências, caçadores e até mesmo cães de tração responsáveis por puxar trenós e carroças.

O nome da raça possui relação com sua popularidade pelo mundo. Chow Chow foi o termo genérico dado pelos comerciantes ingleses do século XVII a itens pequenos e sem identificação, que vinham na carga dos navios mercantis. Por não conhecerem esse tipo de cachorro, acharam que seria um bom apelido para os peludos.

A migração do Chow Chow para o ocidente pode ser considerada como recente em comparação com seu tempo de existência. À princípio, os cachorros foram denominados pelos ingleses como "Cães Selvagens Chineses" e até mesmo exibidos em Zoológicos. Ganharam o carinho das casas britânicas só depois que a Rainha Vitória adotou um cãozinho da raça, o que, dizem, aconteceu apenas por volta de 1890. Ainda na Inglaterra, os Chow Chows passaram por diversas modificações genéticas. O objetivo era que eles ficassem maiores, mais fortes e musculosos.

Uma versão mais robusta - e mais próxima dos exemplares de Chow Chow que conhecemos hoje - chegou nos Estados Unidos da América e então se tornou uma raça oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club apenas em 1903.

Características físicas do Chow Chow

Chow Chow é uma cãozinho que possui uma mistura interessante de porte elegante e aparência dócil. Essa fofura toda, no entanto, não representa a complexidade da personalidade da raça , que pode ser extremamente temperamental.

O Chow Chow é um cão corpulento e bem estruturado, com lombo curto e uma cauda alta sobre o dorso. O crânio é largo e achatado, e o focinho é projetado e espesso. A língua azul, bem característica da raça, completa o conjunto charmoso.

Peso e tamanho do Chow Chow

O peso e tamanho médio para cães da raça Chow Chow não deve passar de 20 a 32 kg e 43 a 50 cm de altura, para machos ou fêmeas.

Pelagem do Chow Chow

A pelagem do Chow Chow tem duas principais versões: uma é mais áspera de subpelo suave e fios eriçados, com textura pode se tornar especialmente volumosa em volta do pescoço e nas coxas. O outro tipo de pelagem é mais lisa, com textura macia e pelos curtos.

As principais cores de pelagem do Chow Chow variam entre branco, castanho avermelhado, cinza azulado, fulvo, creme e preto. Normalmente, é unicolor ou particolor - nesse caso, as manchas se concentram de forma uniforme nas coxas e na cauda.

Comportamento e temperamento do Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro de temperamento, no mínimo, peculiar. Apesar da aparência superfofa e convidativa a apertões, ele possui personalidade quase felina: é reservado, independente e pouco fã de carinho. Gosta de ser tratado com dignidade e não reage de forma positiva a castigos ou correções severas. Respeito e firmeza são aliados indispensáveis no convívio com essa raça.

Mas, não se engane: apesar de parecer desapegado, de não ser do tipo que faz um festão quando os tutores chegam em casa, o Chow Chow é um cão muito leal. Normalmente, escolhe um tutor de sua família humana para reconhecer como líder.

É um cão que pede um cuidado especial na socialização. Chow Chows podem ser protetores demais e, por isso, desenvolverem um comportamento territorialista. Estranham crianças muito afetuosas e cães que não fazem parte do seu convívio.

Cão Chow Chow com foco na face, de pelagem dourada

O Chow Chow late muito?

O Chow Chow é um cachorro normalmente silencioso e que reserva sua potência vocal para situações extremamente relevantes ou perigosas. Sendo assim, espere um ambiente calmo ao lado de um cãozinho desta raça.

O Chow Chow é fácil de adestrar?

Cachorros da raça Chow Chow não são exatamente fáceis de adestrar. São teimosos, gostam de desafiar os limites do tutor e precisam de uma dose extra de repetições para absorver comandos. Porém, justamente pelo temperamento territorialista e pela teimosia, esse cãozinho PRECISA ser treinado e socializado corretamente.

Chow Chow é destruidor?

Ao contrário da maioria das raças, o Chow Chow costuma ser um filhotinho muito tranquilo em relação a destruir objetos ou móveis. O problema está na fase adolescente, quando o cachorro começa a testar os limites do tutor e a descobrir o ambiente com mais dedicação. Sendo assim, se você investir em adestramento desde cedo, dificilmente seu amigo de quatro patas se tornará um tipo destruidor.

Como é interação do Chow Chow com crianças ou outros animais?

Chow Chows são cachorros muito reservados e que não gostam de muito carinho. Infelizmente (se é que podemos colocar assim), sua carinha dócil e sua pelagem macia de urso podem ser convidativas para as crianças - o que não é bem recebido pelo cãozinho.

Seja para adaptá-lo ao convívio com os pequenos ou outros pets, a dica é a que já te contamos acima: adestramento e socialização desde filhote!

Como cuidar de um Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro que não exige cuidados especiais com a saúde para além do normal. No entanto, para garantir uma melhor qualidade de vida, fique atento a dois fatores: pelagem (que falaremos mais a seguir) e articulações.

Assim como outros cachorros de porte médio a grande que foram desenvolvidos geneticamente para se tornarem maiores, a displasia de quadril pode ser um problema. A doença é caracterizada pelo deslocamento ou deterioração das articulações do quadril e pode resultar em sérios problemas de locomoção - e até imobilidade total. Para evitar o desenvolvimento da doença, prefira atividades físicas moderadas e leve seu Chow Chow ao veterinário para fazer avaliações periódicas.

Exercício diário e brincadeiras

Ao contrário de outros cães do seu porte, o Chow Chow não precisa de atividades físicas intensas e, normalmente, se adapta muito bem a caminhadas moderadas diárias de, em média, 40 minutos (que podem ser fracionadas em duas sessões).

A dica para mantê-lo sempre ativo é entender o temperamento territorialista: o Chow Chow odeia dividir brinquedos e não é o tipo de cão que amará uma corrida de obstáculos. Você pode investir em itens que estimulem os dons de caça e que ajudem o seu cachorro a brincar de forma independente.

Cuidados com a pelagem e higiene

Dentes: Como a maioria dos cachorros, os Chow Chows podem desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do seu cão desde filhote pelo menos uma vez por semana, com um creme dental especialmente desenvolvido para pets.

Unhas: Para evitar problemas com a locomoção, assim como para a maioria dos cachorros, corte as unhas do seu Chow Chow pelo menos uma vez ao mês, com a ajuda de um profissional experiente.

Pelagem: O Chow Chow possui uma pelagem densa, com camadas duplas e fios finos, o combo completo para embaraçar tudo - o que causa dor e pode desencadear doenças na pele do seu cãozinho. Para evitar esse tipo de problema, invista na escovação diária com cerdas firmes e sem bolinha na ponta - ideais para pets com pelagem mais volumosa, pois retiram com facilidade os pelos mortos.

Um outro cuidado especial é com a tosa: o Chow Chow não pode ficar totalmente sem pelos ou com pelagem muito baixa. Seus fios são o sistema de autorregulagem de temperatura, sendo assim, tosá-lo demais com a intenção de refrescá-lo nos dias mais quentes pode surtir o efeito contrário.

Banhos: Os Chow Chows precisam de banhos quinzenais, acompanhados de uma secagem profissional intensa, já que fios úmidos potencializam o desenvolvimento de problemas de pele no animal.

Cuidados com a alimentação do Chow Chow

Chow Chows não são os cachorros mais comilões, mas podem devorar rapidamente a ração se você deixá-la acessível. A nossa dica é fracionar as porções diárias de alimentação do seu pet e sempre escolher rações equilibradas, com foco em raças de porte médio a grande e ricas em Ômega-3 (que ajudará a manter a pelagem bonita e as articulações saudáveis e sem inflamação).

Como cuidar de um filhote de Chow Chow

  • 1ª dose da vacina V10 ou V8 - com 60 dias de vida do animal
  • 2ª dose da vacina V10 ou V8 - entre 81 e 90 dias
  • 3ª dose da vacina V10 ou V8 + dose única da antirrábica - entre 111 e 120 dias

Em paralelo à vacinação, ele precisará cumprir o cronograma de vermifugação e antipulgas indicado pelo médico veterinário. O indicado é que somente após 10 dias da terceira dose de vacinas você passeie com o animal. Até lá, ele deve ficar em casa.

Vacinação e vermifugação de Chow Chow adulto

As vacinas V8 ou V10 e antirrábica são obrigatórias anualmente, além da vermifugação que deve acontecer com a frequência indicada pelo veterinário, que normalmente é de 4 em 4 meses.

Você também pode avaliar com o médico veterinário a necessidade de outras vacinas anuais indicadas por especialistas, porém não-obrigatórias, como as doses contra Traqueobronquite Infecciosa (''Tosse dos Canis''), giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.

Curiosidades sobre o Chow Chow

Gostou do texto? Então clique aqui e confira o nosso Guia de Raças, com 40 artigos especiais ou acesse o nosso blog para acompanhar um conteúdo especializado no universo de pets.

Autor: Marcela Rocha

Marcela Rocha é jornalista da Agência Púrpura e tutora do Luke, Fred, e Francis, três gatinhos bagunceiros. Ama podcasts, café e chocolate barato.