Vem conhecer nossa página de cupons!

Black TDB
Foto de um cão tigrado da raça Fila Brasileiro olhando para o lado

Fila Brasileiro

Nome Original: Brazilian mastiffPaís de Origem: BrasilAltura: 60 a 75 cm
Cor: Baio, Amarelo, Preto, TigradoExpectativa de Vida: 9 a 11 anosPeso: 40 Kg e 55Kg
Ícone de EstatísticaEnergia
70%
Ícone de EstatísticaCompanheirismo
90%
Ícone de EstatísticaAmizade
90%
Ícone de EstatísticaBrincadeiras
80%
Ícone de EstatísticaSociabilidade
70%

Especificações

A história do Fila Brasileiro se mistura à nossa colonização. Foram cães que resultaram de cruzamentos entre raças europeias e eram usados para caça e pastoreio. Além disso, sempre exerceram o papel de cães de companhia, se tornando um animalzinho muito leal à família humana.

Entenda tudo sobre a primeira raça brasileira reconhecida nos padrões internacionais.

Cão Fila Brasileiro, de pelagem cinza clara e com orelhas e boca pretos, de perfil e com uma coleira de corrente

História do Fila Brasileiro

A história do Fila Brasileiro é muito semelhante à História do Brasil: está ligada à colonização e é marcada por miscigenações sem registros claros. Estudiosos acreditam que ele é uma mistura de cães de pastoreio e de caça, provavelmente uma combinação de raças como Buldogue, Mastiff, Fila Terceirense e até cães indígenas e animais selvagens, como o Lobo Guará.

A origem de cruzamento pode até ser imprecisa. No entanto, as funções adquiridas ao longo da história explicam porque esta é uma raça que pode ser dócil ao mesmo tempo em que é superprotetora e age como cão de guarda ou caça. Ainda no século 19, foram encontrados registros que mostram que os Filas eram usados para caçar animais como vacas, bois e até felinos, como onças. Ao mesmo tempo, eram superpresentes nos lares brasileiros, fazendo companhia e protegendo casas e fazendas.

A padronização da raça aconteceu apenas em 1976, durante o 1º Simpósio da Raça Fila Brasileiro. Em 1984, após as últimas modificações, se chegou aos padrões que conhecemos atualmente.

Características físicas do Fila Brasileiro

Se tem uma coisa que caracteriza a raça de forma marcante é o peso. O Fila é um cão que pesa, no mínimo, 40 kg, no caso das fêmeas. A face é larga como a da maioria dos cães ''molossos'', um tipo de cão extinto da Grécia Antiga.

Os Filas possuem ainda uma estrutura corpórea impressionante: são musculosos, pesados e, apesar disso, muito velozes. Apesar do peso, as articulações deles facilitam a rápida movimentação.

A pelagem é curta, densa e, segundo a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), pode ser encontrada como tigrada, rajada ou em tons de dourado e preto sólido. São encontrados também com manchinhas na cauda, patas ou peito.

Peso e tamanho do Fila Brasileiro

O peso médio do Fila Brasileiro varia entre 40 a 55 Kg e a altura média é de 60 a 75 cm.

Peso e altura fêmea: > 40 kg | 60 – 70 cm

Peso e altura macho: > 50 kg | 65 – 75 cm

Comportamento e temperamento do Fila Brasileiro

Lealdade, amor e proteção são algumas das palavras que resumem muito bem o temperamento do Fila Brasileiro. Os cachorros desta raça são conhecidos por terem um temperamento gentil, dedicado e de extrema amorosidade à família humana e, apesar de não serem agressivos por natureza, podem se tornar ferozes para defender aqueles que amam.

São divertidos, engraçadinhos e adoram provocar os tutores por brincadeira. Para aproveitar o melhor da personalidade do seu Fila, invista em treinamento e adestramento desde filhotinho, para não ter um cão adulto teimoso e difícil de educar.

Fila Brasileiro late muito?

O Fila pode ser um cachorro muito silencioso, vocalizando quando é estritamente necessário. Por ser muito protetor, poderá latir para avisar seus tutores de alguma novidade no ambiente que julga ser um perigo.

Fila Brasileiro é fácil de adestrar?

O Fila não pode ser considerado um cachorro difícil de adestrar, mas isso não significa que ele seja fácil. Isso porque ele é muito teimoso e disperso e, se não passar pelo processo de adestramento e socialização quando filhote, poderá ser um adulto bem complicado de ser educado. No entanto, é muito dedicado aos tutores e, se for estimulado positivamente, vai agradar os humanos mostrando seus truques e novos aprendizados.

Fila Brasileiro é destruidor?

Se o Fila tiver espaço suficiente para brincar e correr, como um quintal grande, dificilmente sentirá necessidade de destruir os móveis e objetos. Normalmente, ele só faz algo deste tipo para chamar a atenção dos tutores se estiver estressado ou muito ansioso.

Como é interação do Fila Brasileiro com crianças ou outros animais?

O Fila Brasileiro é uma escolha ideal para famílias grandes e uma casa cheia de crianças. Isso porque é um cãozinho cheio de energia que ama brincadeira e nunca fará nada para machucar os pequenos humanos de seu lar.

No entanto são cães grandes e, se não estiverem acostumados com crianças pequenas, podem usar muita energia nas brincadeiras. Neste caso, basta supervisionar a interação para certificar-se de que ele não machucará ninguém sem querer.

A interação com outros animais já não é tão simples. O Fila é um cachorro que pode ser muito ciumento e territorialista ou se enganar e pensar que outros animais são uma possível ameaça. Porém, basta socializá-lo desde filhote com outros animaizinhos para evitar um comportamento superprotetor.

Cão Fila Brasileiro, com pelagem caramelo mesclada com manchas pretas, com foco na face

Como cuidar de um Fila Brasileiro

O Fila é um cachorro muito resistente e saudável, possuindo pouca tendência a problemas genéticos graves. O cuidado extra deverá ser apenas com possíveis casos de otite e obesidade, condições comuns à raça.

Exercício diário e brincadeiras

O Fila é um cachorro que ama atividades físicas de alto empenho, como corridas e caminhadas longas. Sendo assim, reserve ao menos uma hora diária para exercícios outdoor e adicione uma dose de intensidade às brincadeiras, como corrida com obstáculos e lançar objetos para que ele busque em longas distâncias.

Cuidados com a higiene

Banho: Os Filas têm pelagem curta e, normalmente, muito resistente e saudável. Sendo assim, não é necessário dar banhos tão frequentes. O indicado, no máximo, é um banho a cada 45 dias ou quando ele estiver realmente sujo.

O cuidado especial deverá ser com as orelhas, pois esta raça possui tendência à otite. Certifique-se de secar corretamente a região e observar se há excesso de cera ou se o cãozinho está coçando excessivamente o local.

Pelagem: É indicado que você escove o seu Fila Brasileiro uma vez por semana, com uma escova de cerdas mais firmes, porém confortáveis e sempre com movimentos leves - uma delicadeza extra por possuir pelagem curta e ter a escova em contato direto com a pele do animal.

Dentes: Como a maioria dos cachorros, o Fila Brasileiro pode desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do seu cão desde filhote ao menos uma vez por semana, com um creme dental especialmente desenvolvido para pets.

Unhas: Para evitar problemas com a locomoção, assim como para a maioria dos cachorros, corte as unhas do seu Fila Brasileiro ao menos uma vez a cada 45 dias, com a ajuda de um profissional especializado.

Cuidados com a alimentação de um Fila Brasileiro

Filas são cachorros muito resistentes e fáceis de se adaptarem a uma dieta alimentar. Seu cuidado como tutor será na qualidade nutricional e no fracionamento desta porção diária de ração. Por ser um cachorro muito grande e com um apetite proporcional, pode acabar ingerindo muito além do que é indicado pelos especialistas. Sendo assim, não deixe a ração à vontade e lembre-se de sempre consultar um médico veterinário para realizar qualquer troca.

Como cuidar de um filhote de Fila Brasileiro

  • 1ª dose da vacina V10 ou V8 - com 60 dias de vida do animal
  • 2ª dose da vacina V10 ou V8 - entre 81 e 90 dias
  • 3ª dose da vacina V10 ou V8 + dose única da antirrábica - entre 111 e 120 dias

Em paralelo à vacinação, ele precisará cumprir o cronograma de vermifugação e antipulgas indicado pelo médico veterinário. O indicado é que somente após 10 dias da terceira dose de vacinas você passeie com o animal. Até lá, ele deve ficar em casa.

Vacinação e vermifugação de Fila Brasileiro adulto

As vacinas V8 ou V10 e antirrábica são obrigatórias anualmente, além da vermifugação que deve acontecer com a frequência indicada pelo veterinário, que normalmente é de 4 em 4 meses.

Você também pode avaliar com o médico veterinário a necessidade de outras vacinas anuais indicadas por especialistas, porém não-obrigatórias, como as doses contra Traqueobronquite Infecciosa (''Tosse dos Canis''), giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.

Curiosidades sobre o Fila Brasileiro

Gostou do texto? Então clique aqui e confira o nosso Guia de Raças, com 40 artigos especiais ou acesse o nosso blog para acompanhar um conteúdo especializado no universo de pets.

Autor: Marcela Rocha

Marcela Rocha é jornalista da Agência Púrpura e tutora do Luke, Fred, e Francis, três gatinhos bagunceiros. Ama podcasts, café e chocolate barato.