Termos mais buscados
No ranking de inteligência dos cães, idealizado por Stanley Coren - a maior referência do assunto no mundo -, o Border Collie ocupa o 1º lugar como o cãozinho mais esperto de todas as 75 raças analisadas. Isso significa que é extremamente fácil ensinar comandos ao Border Collie e também que ele precisa de muito estímulo intelectual para se sentir plenamente saudável.
Se você deseja se tornar tutor de um Border Collie, precisa entender que, além de extremamente inteligente, ele é também um cachorro agitado e que possui uma necessidade vital de gastar toda a energia.
Acompanhe o texto para conhecer tudo sobre a origem do Border Collie, suas características e temperamento, além de ter em mãos um guia completo de cuidados com a raça.
A história de origem do Border Collie é antiga e imprecisa - como a da maioria dos cachorros. Estudiosos acreditam que seus antepassados remetem à época em que os Romanos invadiram o território inglês, no primeiro século antes de Cristo, levando consigo cães pastores (em inglês, ''Sheep Dog'') que participaram de suas conquistas.
A raça antecessora passou séculos como cão de pastoreio e foram descobertos pelo mundo em 1873, quando aconteceu o primeiro campeonato de cães pastores da Grã-bretanha. O cãozinho Hempo, que era um desses cães pastores, chamou a atenção de todos ao mostrar que conseguia conduzir ovelhas sem qualquer latido ou mordidinha, apenas intimidando os animais.
Seu nome foi registrado apenas em 1915 como Border Collie, em referência à origem nas fronteiras escocesas e inglesas. Sua inteligência e obediência fizeram com que a raça ganhasse o coração das famílias americanas e se popularizou pelo mundo.
Border Collie é um cãozinho de porte médio, com uma pelagem normalmente bicolor, de olhos castanhos ou azuis - podendo apresentar heterocromia. Essa raça possui o tronco ligeiramente mais longo que a altura dos ombros e uma resistência muscular e física impressionantes.
O Border Collie possui um focinho proeminente, um olhar atento e afetuoso. Suas orelhas podem aparecer em versões mais caidinhas ou semi-eretas e entregam o estado de alerta constante desse esperto cachorrinho.
O peso médio de um Border Collie varia entre 12 a 20 Kg e a altura média é de 46 a 56 cm.
Peso e altura fêmea: 12–20 kg | 46–55 cm
Peso e altura macho: 12–20 kg | 48–56 cm
É possível que você encontre um Border Collie de pelagem mais curta, com fios macios. Mas a versão mais comum da raça é a de pelos longos e grossos. Nos dois casos, conta com uma camada de subpelos densa que protege bem o cachorro de baixas temperaturas
A cor de pelagem mais encontrada no Border Collie por aí é a bicolor,com variações de preto e branco. Mas é possível se deparar com exemplares da raça em tons de castanho - inclusive tricolores, além de merle, aquela pelagem com aspecto marmorizado. Outras cores vistas em sua pelagem são o cinza, creme e até mesmo azulado.
Vamos pensar no seguinte: o que esperar de um cão que foi desenvolvido para pastorear por horas no campo, servindo à sua família humana com dedicação e cumprindo tarefas? No mínimo muita energia e esperteza, não é mesmo? Então, prepare-se para reservar um grande espaço no seu dia para ajudar o Border Collie a extravasar toda essa vitalidade.
Border Collies são também
extremamente inteligentes e estão sempre em alerta!
Amam brincar e
poderiam passar horas buscando
bolinhas ou aprendendo novos truques com seus tutores humanos. Podem ser ansiosos se não tiverem espaço e tempo para
se exercitarem e, além disso, se não forem socializados
corretamente, podem ser agressivos ao detectarem sinais errados de
perigo - especialmente com visitas inesperadas e pessoas estranhas.
Para extrair o melhor da personalidade do Border Collie, basta dar
muita atenção, carinho, adestramento e ajudá-lo a
gastar energia de forma intensa. Sendo assim, você terá
um cãozinho dócil, autoconfiante, brincalhão e
muito leal.
Por ter sido criado para ser um cão de pastoreio, o Border Collie pode ser muito barulhento se não tiver adestramento, latindo e uivando ao menor sinal de novidade no ambiente. Porém, em seus momentos de tranquilidade, não costuma apresentar problemas.
Ser considerado o cãozinho mais inteligente do mundo significa que o Border Collie aprende novos truques e comandos muito facilmente na primeira vez que o recebem em 90% dos casos, segundo o estudo oficial de Stanley Coren. Sendo assim, você como tutor deste cachorrinho deve adestrá-lo não só pela facilidade no processo, mas porque é uma atividade que estimula a saúde emocional da raça.
O Border Collie pode ser destruidor, sim. Principalmente se não tiver oportunidade de gastar energia ou não for adestrado e socializado corretamente. Essa raça sofre também de ansiedade de separação, por isso não é aconselhado que ele passe longos períodos sem a companhia e o carinho de seus tutores.
Apesar de serem ótimos com crianças - devido à sua personalidade brincalhona e cheia de energia, o Border Collie precisa de supervisão em sua interação com os pequenos. Por ser um cãozinho forte e agitado pode, sem querer, machucar ou assustar os pequenos. Eles costumam se adaptar melhor com crianças quando ainda são filhotes, então socialize seu cãozinho desde cedo.
Sua relação com outros animais pode ser conflituosa se acontecer sob a supervisão de tutores despreparados. O Border Collie é um líder, é um cão de pastoreio, isso faz parte dos moldes de sua personalidade. Sendo assim, é comum que ele tente reproduzir sua tarefa com outros pets no ambiente doméstico - o que pode trazer confusões se a atitude não for bem recebida pelo outro animal. A palavra de ouro aqui também é socialização!
Border Collie é um cachorrinho com pouca tendência a obesidade e que normalmente possui um alto gasto calórico diário. Sendo assim, uma alimentação nutritiva é essencial!
Infelizmente, é uma raça que pode ter tendência a displasia no quadril, caracterizada por uma má formação na região. É indicado que você, como tutor, observe a qualidade da caminhada e andar do seu Border Collie. Ao notar qualquer coisa fora do normal, leve-o ao veterinário.
Os cachorros da raça Border Collie podem desenvolver distúrbios em seus olhos, como a atrofia da retina, que pode causar até mesmo cegueira. Consultas regulares ao médico veterinário e uma observação mais atenta de seus tutores é tudo o que eles precisam. Percebeu alguma secreção nos olhos, coceira na região ou vermelhidão? Procure um especialista!
Além disso, o que deve ser considerado como cuidado básico para este animal é o gasto de energia: ele precisa de espaço, autonomia e de muita atividade física para viver bem, além de muito adestramento e estímulo mental.
Prepare o fôlego! Os Border Collies precisam gastar energia como nenhum outro cão. A recomendação média dos especialistas para a raça é que eles tenham, em média, 90 minutos de exercícios físicos intensos e caminhadas que variem de 2,5 a 3km diariamente.
Você pode fracionar essa sessão de exercícios físicos em várias caminhadas ao longo do dia e intercalar as corridas com brincadeiras outdoor, como buscar objetos lançados - atividade que eles amam!
O ideal é que eles tenham espaço para se exercitarem também sozinhos - o enriquecimento ambiental aqui é superimportante. Ter um quintal e brinquedos que ele possa manusear sem a presença de seu tutor, pode ajudar a manter não só a saúde física, mas também mental desta raça - que se orgulha de sua autonomia.
Dentes: Como a maioria dos cachorros, os Border Collies podem desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do seu cão desde filhote pelo menos uma vez por semana, com um creme dental especialmente desenvolvido para pets.
Leia mais: Dicas para tratar mau hálito de cães
Unhas: Para evitar problemas com a locomoção, assim como para a maioria dos cachorros, corte as unhas do seu Border Collie pelo menos uma vez a cada dois meses, com a ajuda de um profissional experiente.
Pelagem: Border Collies podem perder muito pelo ao longo do ano, por isso, o indicado é que você escove o seu uma vez a cada dois dias. Dessa forma, vai ajudar na troca e manter a pelagem sem nós.
Banhos: Ele não é um cão que precisa de muito banho, você pode fazer isso apenas quando ele estiver sujo ou a cada 3 meses.
Leia mais: Como manter a higiene do seu cachorro
O Border Collie é um cãozinho que gasta muita energia e que adora comer! E, apesar de não possuir tendência à obesidade, precisa de controle nas porções de comida, pois a ansiedade pode fazê-lo desenvolver hábito de comer rápido. Fracione a quantidade de ração de acordo com o que foi indicado pelo Médico Veterinário que o acompanha.
O primeiro passo para cuidar de um filhote de Border Collie, assim como de qualquer filhote, é visitar um veterinário para ajudar com o protocolo de vacinação e vermifugação.
O calendário mais comum é:
Em paralelo à vacinação, ele precisará cumprir o cronograma de vermifugação e antipulgas indicado pelo médico veterinário. O indicado é que somente após 10 dias da terceira dose de vacinas você passeie com o animal. Até lá, ele deve ficar em casa.
As vacinas V8 ou V10 e antirrábica são obrigatórias anualmente, além da vermifugação que deve acontecer com a frequência indicada pelo veterinário, que normalmente é de 4 em 4 meses.
Você também pode avaliar com o médico veterinário a necessidade de outras vacinas anuais indicadas por especialistas, porém não-obrigatórias, como as doses contra Traqueobronquite Infecciosa (''Tosse dos Canis''), giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.
“Ocupam o primeiro lugar no ranking de cães mais inteligentes do mundo;”
"Há quem acredite que seus antepassados fizeram parte da vida de importantes civilizações antigas, como os romanos e os vikings;"
“O Border Collie foi um dos grandes companheiros da Rainha Vitória do Reino Unido durante o século 19, dividindo seu favoritismo com os cães da raça Corgi;”
“Por estarem sempre em estado de alerta são muito sensíveis a barulho;”
“Podem se tornar extremamente destruidores se não forem adestrados ainda no primeiro ano de vida.”
Gostou do texto? Então clique aqui e confira o nosso Guia de Raças, com 40 artigos especiais ou acesse o nosso blog para acompanhar um conteúdo especializado no universo de pets.