Termos mais buscados
Com charmosos olhos cor de safira e uma personalidade afetuosa, o Gato Siamês é uma das raças preferidas dos amantes de felinos domésticos. Muito sociável com a família humana, é divertido e ama brincar e passar o tempo junto com o tutor.
Quer saber mais? Confira aqui tudo sobre a raça!
Acredita-se que os Gatos Siameses surgiram no Sudoeste Asiático e foram domesticados pela realeza do local. O primeiro registro encontrado sobre eles data de 1330, quando a descrição de um exemplar da raça foi vista em um manuscrito chamado de ''Livro de Poemas do Gato''. No entanto, a popularidade veio apenas em 1884, quando dois gatinhos siameses, chamados Mia e Pho, foram levados para terras inglesas. Um ano depois, em 1885, eles conquistaram o carinho dos Ingleses e participaram de exposições e concursos de beleza, o que ajudou a popularizar e oficializar a raça.
Características físicas do Gato Siamês
Os Gatos Siameses são pequenos, mas possuem uma musculatura forte e um porte elegante e proporcional. A cabeça apresenta um formato triangular perfeito, com feições delicadas e carismáticos olhos azul-turquesa ovalados.
A pelagem é curta, macia e densa, com pelos finos e brilhantes. A cor passa por modificações ao longo da vida: nascem brancos, mas por causa de uma condição genética, o pelo escurece logo que saem do útero e entram em contato com as temperaturas mais quentes do ambiente externo.
São encontrados em tons de branco ou creme manchado (nunca unicolor), com as extremidades marcadas de castanho escuro, chocolate ou acinzentado.
Como a maioria dos gatos, o Siamês é um animalzinho independente, curioso e explorador, que adora descobrir novidades no território. Ele se diferencia na capacidade de socialização: por serem acostumados com a interação humana, normalmente são receptivos e adoram receber um afago dos tutores.
Amam brincadeiras e ficarão felizes de viver em um ambiente com brinquedos, estruturas verticais e obstáculos para descobrir.
Não. O Gato Siamês é muito tranquilo e silencioso. O miado é fraco e normalmente muito baixinho.
Por serem sociáveis, os Gatos Siameses podem ser ótimas companhias para os pequenos, pois adoram brincar e ficam felizes em receber a atenção das crianças. O cuidado é apenas supervisionar essa interação, certificando-se de que ele não será importunado até se estressar.
Já com outros animais, no entanto, o contato é pautado por muita desconfiança. Invista um tempo precioso de socialização para acostumá-lo com novos pets no ambiente.
O Gato Siamês pede atenção especial à saúde, pois tem propensão a diversos problemas genéticos. Um desses cuidados deve ser em relação à respiração, pois são gatinhos com tendência à asma e à bronquite, além de poderem ter obstrução nasal. Possuem também facilidade para desenvolver doenças cardíacas e renais.
Outra condição comum à raça é a amiloidose, uma doença caracterizada por depósito excessivo de proteína em alguns órgãos e tecidos do animal.
Para acompanhar um possível desenvolvimento desses quadros, leve seu gatinho frequentemente ao médico veterinário, preferindo um especialista em felinos.
Como para a maioria dos gatos, não há necessidade de passear com o Siamês. Se você deseja fazer isso, precisa investir na socialização dele com o novo ambiente e com itens como coleiras peitorais e guias. Não se esqueça de que por maior que ele seja, ainda é um felino desconfiado e com medo de quase tudo que é novo.
Além disso, ele precisa de muito enriquecimento ambiental e espaço para se exercitar com autonomia. Invista em arranhadores verticais e brinquedos que o desafie, como bolinhas para colocar petiscos que ele deve ''caçar''.
Não abra mão também dos brinquedos usuais para gatos como bolinhas com catnip, bichinhos de pelúcia pequenos e com guizo, para que ele se sinta estimulado pelo barulho também e as famosas varinhas interativas.
Dentes: Assim como os cachorros, os gatos podem desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do Gato Siamês desde filhote ao menos uma vez por semana com um creme dental especialmente desenvolvido para pets. Se a alimentação for rica em alimentos úmidos (o que é indicado, inclusive), esse cuidado com a escovação precisa acontecer mais vezes semanalmente.
Unhas: Os gatos precisam de uma atenção especial em relação às unhas. Se não quiser móveis danificados, a dica é cortá-las mensalmente. Caso prefira, procure a ajuda de um especialista.
Pelagem: Como para a maioria dos gatos, precisa de escovação diária. Escolha uma escova de cerdas sem pontas que agarrem com facilidade os fios mortos, retirando o excesso e auxiliando na troca de pelagem.
Banhos: Normalmente não é indicado que você dê banhos no gato, isso porque os felinos possuem um sistema autolimpante muito efetivo.
Faça um acompanhamento nutricional com a ajuda de um médico veterinário especialista em felinos, isso porque esse gatinho pode precisar de uma fórmula que reforce a saúde da pelagem, por exemplo.
Um outro ponto de atenção é reforçar o consumo de água, seja por meio da troca diária nos bebedouros ou pela inserção de alimentos úmidos na dieta. E, atenção: a famosa ''ração molhada'' não é um petisco e pode ser inserida como alimentação diária do Gato Siamês.
O primeiro passo para cuidar de um filhote de qualquer raça de gato é visitar um veterinário especializado em saúde felina para ajudar com o protocolo de vacinação e vermifugação. O calendário mais comum é:
Em paralelo à vacinação, ele precisará cumprir o cronograma de vermifugação e antipulgas passado pelo médico veterinário.
Um outro cuidado especial com filhotes de Gato Siamês precisa ser a alimentação. Filhotes de gatos são mais sensíveis e precisam de rações de alto valor nutricional para evitar quadros como anemia.
Não é porque você não passeia com seu gato que ele não precisará de reforço das vacinas ou vermifugação. A vacina quádrupla felina, que protege contra doenças como calcivirose, panleucopenia, rinotraqueite e clamidiose, deve ser repetida anualmente, assim como a vacina contra a raiva.
Já a vermifugação deve acontecer de 2 a 3 vezes ao ano. Certifique-se de ter um médico veterinário especializado em felinos para acompanhar o desenvolvimento e a saúde do seu Gato Siamês.
“Eram expostos em concursos de beleza em Londres no século 19;”
"Lendas dizem que, durante o século 14, eram usados como guardiões dos anéis das princesas do Oriente, que escondiam as joias na cauda dos gatinhos;"
“Eles nascem branquinhos, mas possuem um gene que faz com que a pelagem mude quando entram em contato com temperaturas mais baixas do que o útero das mães;”
“Antigamente, possuíam estrabismos e tinham a cauda torta. Isso foi corrigido com os últimos cruzamentos da raça;”
“Scooter foi um Gato Siamês que entrou para o Guinness Book como o gato que mais viveu até hoje, atingindo 30 anos.
Gostou do texto? Então clique aqui e confira o nosso Guia de Raças, com 40 artigos especiais ou acesse o nosso blog para acompanhar um conteúdo especializado no universo de pets.