O Poodle Toy tem o temperamento e as características da versão Standard, com a diferença de tamanho. Ele é menor e dono de um temperamento ainda mais marcante. Se parece com um bichinho de pelúcia, mas é dono de uma personalidade cativante, podendo ser temperamental e teimoso.
Mas prepare-se para ter o companheiro de quatro patas mais leal do mundo e um amigo que vai te acompanhar em todos os momentos - e que caberá tranquilamente em todos os lugares. Saiba tudo sobre o Poodle Toy aqui!
Embora a Federação Cinológica Internacional atribua a origem do Poodle à França, existem estudos mais recentes que descobriram registros da criação da raça na Alemanha. Uma das hipóteses é que os Poodles tenham surgido em terras germânicas, descendentes dos cachorros pastores asiáticos, levados ao país por tribos góticas. Outra versão da história diz que eles surgiram na Alemanha a partir do cruzamento entre raças d'água de cães russos, espanhóis, portugueses, húngaros e franceses.
A relação do Poodle com a França também é antiga: acredita-se que as versões mini e toy tenham sido criadas por volta do ano de 1400 para agradar a burguesia do país, enquanto o Poodle Standard era usado para caçar iguarias usadas na culinária francesa, como patos.
Ciganos franceses aproveitaram muito da inteligência dos Poodles e os treinaram para realizar truques impressionantes em circos. Foi reconhecido como uma raça oficial nas Américas pelo AKC (American Kennel Club) apenas em 1888.
Por ser um cachorrinho com tamanho de bolso, é preciso ficar atento em relação a sinais de nanismo. O Poodle Toy é proporcional ao tamanho, com membros equilibrados e perninhas fortes. A cabeça tem linhas simétricas, é alongada e com olhos amendoados.
A pelagem é densa, com fios finos e abundantes, em uma textura sempre ondulada, encaracolada ou encordoada. A cauda é cortada em alguns países, assumindo apenas um terço do comprimento real. Essa prática é proibida no Brasil.
Sua altura média é de 24 a 28 cm e com peso máximo de 3kg
Conheça os outros tipos de Poodles:
Os Poodles são alegres, cooperativos, inteligentes, muito aventureiros e superleais aos tutores, a quem adoram agradar. São também verdadeiros protetores do lar. Um dos pontos de atenção sobre a raça é que por serem bem inteligentes, pode ser difícil reverter maus comportamentos e hábitos indesejáveis. Neste caso, o adestramento é indispensável.
Além disso, adoram testar os limites dos tutores, podendo enfrentar voz de comando apenas por diversão. São também muito temperamentais e um pouco volúveis, do tipo que em um dia estão adorando um brinquedinho e, no momento seguinte, nem querer saber mais dele. Mas não interprete mal este comportamento porque, com adestramento e muito reforço positivo, você terá um cachorrinho muito cooperativo.
De todas as variações de Poodle, o Toy pode ser a mais barulhenta. Eles são cachorrinhos que latem excessivamente para chamar a atenção dos tutores ou para comunicarem, basicamente, qualquer coisa. O adestramento e a socialização deste animais são indispensáveis.
A versão Toy do Poodle não é a mais inteligente entre as 4 versões, perdendo para as versões Standard e Gigante. No entanto, em comparação com a maioria dos cachorros, são superfáceis de adestrar.
Eles são inteligentes e aprendem comandos rapidamente, se assim desejarem. O maior desafio aqui será mantê-lo interessado neste processo, o que pode ser feito por muito reforço positivo e petiscos. O indicado é começar a adestrá-lo ainda filhote colocando atenção especial na socialização deste cachorrinho.
Será fundamental também ensinar sobre controle de mordida e hábitos de higiene. Tenha em mente também que os Poodles (em qualquer tamanho) são mordedores, logo, brinquedos como cordas ou ossinhos, que permitem que ele extravase esse comportamento, são interessantes para o desenvolvimento.
Outro cuidado é acostumar o Poodle a ser manejado por pessoas diferentes, pois é um cachorrinho muito desconfiado e é uma raça que precisará ser escovada e tosada frequentemente por conta da pelagem.
Os Poodles Toys podem ser destruidores. E não subestime o tamanho: sem adestramento e estímulo mental por meio de brincadeiras e exercícios físicos, ele pode absorver com facilidade hábitos ruins, como morder e estragar objetos.
Outro gatilho para este comportamento é a solidão, os Poodles são cachorros sociáveis e que adoram ficar próximos das famílias humanas. Longos períodos de isolamento despertam ansiedade de separação no seu Poodle.
No geral, os Poodles se dão superbem com crianças. São protetores, cuidadosos e muito leais aos pequenos. Mas tome cuidado e supervisione essas interações já que, por conta de tamanho, podem se machucar se manuseados de forma descuidada pelos pequenos.
O nível de socialização com outros animais é alto desde que isso aconteça desde filhote. É comum que Poodles adultos precisem de um período longo de adaptação, pois podem sentir que o animalzinho novo é uma ameaça para a família.
O Poodle Toy é um cachorrinho muito saudável e que pode viver muito . No entanto, a raça pede alguns cuidados especiais, principalmente em relação ao porte micro. Evite que este cachorrinho pule de alturas elevadas e não exagere em atividades físicas muito intensas. Esta raça pode desenvolver algum problema nas articulações, como calcificações e má formação nos joelhos e quadris. Apesar de terem muita energia, não é indicado que façam exercícios físicos exagerados.
A recomendação de exercícios diários para um Poodle Toy é de 20 a 30 minutos em média. Caminhadas outdoor moderadas já são o suficiente para este cachorrinho que, por conta do tamanho, não pode assumir sessões intensas de atividades físicas.
Para ajudar no gasto de energia, aposte em brincadeiras indoor também. Dentre as atividades preferidas estão caçar objetos, brincar com mordedores, como cordas e brinquedos interativos que venham acompanhados de petiscos.
A pelagem do Poodle Toy pode ser encordoada, ondulada ou cacheada (a versão mais comum). Normalmente, é uma pelagem volumosa, com fios finos e comprimento uniforme. A tosa higiênica mensal é um cuidado importante, uma vez que os pelos não possuem um limite de crescimento. Já a escovação é uma etapa diária! Sem isso, a pelagem fica fina e enrolada e os nós podem machucar a pele do bichinho.
Banho: o indicado é que o Poodle Toy tome dois banhos ao mês, com atenção especial na limpeza dos olhos, pois lacrimejam muito. Tenha a ajuda de um profissional especializado, principalmente pelas características incomuns da pelagem.
Dentes: como a maioria dos cachorros, o Poodle Toy pode desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do seu cão desde filhote ao menos uma vez por semana com um creme dental especialmente desenvolvido para pets.
Leia mais: Dicas para tratar mau hálito de cães
Unhas: Para evitar problemas de locomoção, assim como para a maioria dos cachorros, corte as unhas do seu Poodle Toy ao menos uma vez a cada 45 dias, com a ajuda de um profissional especializado por conta do tamanho.
Leia mais: Como manter a higiene do seu cachorro
Poodles (de qualquer tipo) possuem tendência a ganho de peso, inclusive o Toy. A dica para evitar isso é distribuir a recomendação diária de ração em 3 ou 4 porções e entender com o médico veterinário a indicação correta de petiscos.
E, seja qual for a escolha de ração para um Poodle, é importante optar por fabricantes que tenham opções específicas para a melhor mastigação do porte mini da raça, sempre com o suporte do veterinário.
Em paralelo à vacinação, ele precisará cumprir o cronograma de vermifugação e antipulgas indicado pelo médico veterinário. O indicado é que somente após 10 dias da terceira dose de vacinas você passeie com o animal. Até lá, ele deve ficar em casa.
As vacinas V8 ou V10 e antirrábica são obrigatórias anualmente, além da vermifugação que deve acontecer com a frequência indicada pelo veterinário, que normalmente é de 4 em 4 meses.
Você também pode avaliar com o médico veterinário a necessidade de outras vacinas anuais indicadas por especialistas, porém não-obrigatórias, como as doses contra Traqueobronquite Infecciosa (''Tosse dos Canis''), giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.
“Os Poodles Toy são considerados os segundos cães mais inteligentes do mundo;”
"A Katy Perry e Rihanna são tutoras e amantes desta raça mini;"
“O nome vem de ''Pudel'', a palavra alemã para ''cães de água'';”
“Amam brincadeiras aquáticas e são ótimos nadadores;”
“Já foi chamado de ''Poodle Francês'', graças à adoração dos Franceses ao Poodle Toy.”
Gostou do texto? Então clique aqui e confira o nosso Guia de Raças, com 40 artigos especiais ou acesse o nosso blog para acompanhar um conteúdo especializado no universo de pets.
Autor: Marcela Rocha
Marcela Rocha é jornalista da Agência Púrpura e tutora do Luke, Fred, e Francis, três gatinhos bagunceiros. Ama podcasts, café e chocolate barato.